Percepções de marca - Revista BrandTrends Journal

Percepções de marca

A BrandTrends prossegue na sua missão de contribuir para o desenvolvimento da área do branding que, por sua vez, é constituída de diversas outras áreas relacionadas à marca e sua gestão, apresentando as tendências e os avanços conquistados por meio das pesquisas.

Nesta edição, o artigo intitulado “Determinantes da seleçã o de celebridades desportivas para brand endorsement”, de autoria de Alcina Gaspar Ferreira, Cátia Fernandes Crespo e Cédric Alain de Jesus Mendes, sistematiza os principais fatores a serem considerados ao escolher uma celebridade desportiva para endossar a marca, a partir de uma revisão bibliográfica considerando os principais pesquisadores sobre o tema. As autoras Giovana Goretti Feijó de Almeida e Valéria Casaroto Feijó apresentam o resultado do estudo comparativo das estratégias de place branding em seu artigo “Place Branding Strategies in Latin America and Europe: the case of Brazilian and Portuguese Brands”.

A dinâmica da sociedade muitas vezes exige das marcas adaptações. No artigo “De asilo à comunidade: o reposicionamento da marca Pella Bethânia”, Elizete de Azevedo Kreutz relata os processos de reposicionamento de uma Instituição de Longa Permanência (ILP) de 125 anos de atuação, que necessita alcançar o equilíbiro financeiro para manter-se no mercado. Já no artigo “How to make a lovebrand: a tentative recipe”, Andrea Carlotta Montaguti e Catarina Lelis afirmam que as marcas tiveram que reajustar a forma como comunicam e se relacionam com o público, explorando novos significados e oferecendo experiências a eles e, com este estudo, as autoras buscam identificar os aspectos cruciais que delimitam os critérios de uma Lovebrand.

Dois artigos tratam de marcas relacionadas ao ensino. Em “análise dos antecedentes e determinantes do valor de marca das instituições de ensino superior de natureza privada”, os autores Anatalia Saraiva Martins Ramos e Carlos David Cequeira Feitor analisam a influência dos antecedentes e determinantes do valor de marca no contexto do ensino superior, por meio da elaboração de um modelo de valor de marca na perspectiva do consumidor.

E no artigo “O conhecimento da marca de instituições de ensino de idiomas: um paralelo entre marcas locais e nacionais”, os autores Danielle Cristinne Munaretti, Richard Perassi Luiz de Sousa e Thiago Meneghel Rodrigues realizam um estudo comparativo do conhecimento das marcas de escolas de ensino de idiomas locais e de redes nacionais, para verificar as vantagens e desvantagens da utilização de marca própria ou de rede por instituições desta categoria.

Camilla Cusatis, por meio de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, reflete sobre “O propósito como diferenciação de marca”, em busca de uma definição do termo na contemporaneidade, trazendo dois casos como exemplo. Por fim, a décima sétima edição da BrandTrends encerra com a entrevista com Fernando Olivares que recentemente lançou o livro, do qual é o diretor, “Marcas Negras – na era da transparência”. Nesta entrevista, Olivares revela a importância da discussão sobre a transparência das marcas e o direito do consumidor em ter informações sobre os produtos que está comprando.

Desejamos a todos uma boa leitura.

Carminda Silvestre e Elizete de Azevedo Kreutz