Caminhos da comunicação, estratégias e branding - Revista BrandTrends Journal

Caminhos da comunicação, estratégias e branding

Como tem vindo a ser referido ao longo dos diferentes volumes, a BrandTrends vai-se construindo com a contribuição de académicos, pesquisadores e profissionais, que trabalham em áreas científicas que se intersetam, cujo domínio comum são as Marcas. Temos vindo a criar, assim, uma comunidade de prática, que coexiste de forma real e virtual, dando corpo a transformações na organização espacial das relações, das ideias e das transações sociais, impulsionadas por dinâmicas sociais, que, aplicadas a contextos culturais específicos, determinam novos saberes e novas práticas.

Nas relações e ligações entre realidades aparentemente distintas, sejam estas áreas disciplinares tradicionalmente delimitadas por fronteiras rígidas, com os respetivos conhecimentos convencionalmente arrumados em disciplinas específicas, quer sejam contextos culturais aparentemente distintos com as suas linguagens específicas, BrandTrends Jounal é eminentemente interdisciplinar.

Assume-se como o locus no qual se perscruta tendências, se cruza saberes e campos de pesquisa, se compreenda as diferenças e as complementaridades desses estudos e das respetivas práticas e se procura sempre ver e entender a marca como uma entidade complexa que se instancia e permeia entre a vida humana e a natureza social e cultural que a rodeia. É, por conseguinte, neste posicionamento holístico, que se pretende prosseguir uma perspetiva convergente e unitária de vários ramos do saber, nos quais não se vejam os trabalhos como o somatório de conhecimentos, mas antes possibilidades de estabelecer relações entre estas para o conhecimento daquilo que é a complexidade do estudo da marca.

Neste entendimento, e como confluência de diferentes saberes, o artigo intitulado “Marca olfativa: recentes desenvolvimentos na União Europeia e nos EUA”, inscrito na área do Direito, apresenta os desenvolvimentos legais relativos a marcas não tradicionais, nomeadamente o caso das marcas olfativas, bem como estabelece diferenças nas soluções encontradas nos sistemas legais da EU e dos EUA.

Com o artigo “Marca de destinos turísticos: um estudo na cidade de Natal (Brasil) a partir do Saff ron City Brand Criteria”, da área do Marketing, o estudo discute os desafios e as possibilidades para a marca turística de Natal (Brasil), a partir da identificação dos ativos que a compõem e da compreensão dos seus aspetos de diferenciação e posicionamento no mercado. Entre os desafios estão o estabelecimento da comunicação integrada nas ações de marketing especialmente no meio digital.

No artigo “Categorização de redes organizacionais quanto a gestão de marca: um estudo a partir da marca ‘Instituto Federal’”, o estudo apresenta uma classificação das redes organizacionais e distingue-as em quatro categorias de acordo com a responsabilidade dos agentes componentes da rede em relação à gestão da marca, cujo modelo de gestão compartilhada do conhecimento da marca permite o fortalecimento das organizações autônomas.

Os artigos nos apresentam as diferentes áreas pelas quais a marca pode ser observada e analisada, bem como nos permitem constatar a complexidade da gestão na contemporaneidade.

Desejamos a todos uma boa leitura.

Carminda Silvestre e Elizete de Azevedo Kreutz