Tendências em comunicação estratégica e branding

Tendências em comunicação estratégica e branding

BRANDTRENDS é a revista científica digital do Observatório de Marcas. É uma revista internacional, de publicação bi-anual, peer-refereed, mediada em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa aberta a colaboradores de todas as partes do mundo interessados na área de Comunicação Estratégica e Branding.

Na sua gênese incorpora as (inter)relações e interdependências que caracterizam a vida privada, social e profissional dos nossos dias. Ela nasce dessas redes, dessas conexões, dessas interações que do sonho fazem obra. Proveniente de diferentes continentes, de espaços geograficamente separados por oceanos, atravessa fronteiras espaciais criando um espaço comum global, caracterizado pela vontade de partilha de conhecimento novo, de partilha de preocupações que a todos dizem respeito, quer este esteja no Brasil, Chile, Portugal, Espanha, França ou qualquer outro país. Este espaço experiencial, interpessoal e textual dilui as fronteiras da língua, do espaço físico, da cultura para conjuntamente criarmos trabalho relevante, de elevada qualidade, para as nossas vidas, para as organizações e para a sociedade em geral.

Do sonho se materializa a obra com o objetivo de criar um espaço onde os acadêmicos, pesquisadores e profissionais possam conjuntamente encontrar no interplay de saberes, um espaço de convivência, de aprendizagem mútua, de crescimento conjunto onde possam ser (re)pensadas as teorias, as práticas, as metodologias e problematizados alguns postulados fundadores de áreas do saber canônico e de práticas profissionais enraizadas nesses saberes de forma a promover a discussão e disseminação do conhecimento gerado por acadêmicos e profissionais de mercado. Os desafios envolvidos neste empreendimento dizem que vale a pena acreditar, porque nunca se sabe de onde e de quem se pode aprender a nossa próxima lição.

BrandTrends não se propõe ser mais uma revista internacional, em língua inglesa, sobre comunicação estratégica e branding, mas posiciona-se como uma revista científica internacional multilíngue, no nicho específico de estudiosos fundamentalmente preocupados com as realidades latinas: America Latina e sul da Europa.

Na mediação de qualidades estilisticamente socioculturais dos autores, pretende oferecer também a possibilidade de resgatar as especificidades, riquezas e peculiaridades das pesquisas efetuadas nessas macrorregiões, nos campos de sua divulgação e da expressão de seus resultados.

A escolha de reunir artigos em diversas línguas procura não só conciliar um espaço de expressão na língua que é própria de uma cultura determinada, com as nuances e particularidades específicas, mas também multiplicar o impacto das reflexões acerca das marcas e de suas diversas formas de comunicação nos países de língua latina. Deste modo, enriquecem-se e ampliam-se os meios tradicionais de comunicação entre os parceiros nacionais e internacionais, numa rede que agrupa estudiosos de vários países, possibilitando o aumento de divulgação de trabalhos, contribuindo para a sua qualidade e credibilidade num universo que ultrapassa dimensões regionais ou nacionais.

Assim, num percurso que se pretende transdisciplinar, as contribuições e o diálogo entre áreas compreendidas pelo interesse comum incluem a/o: comunicação; marketing; gestão/administração; design; linguística; semiótica; direito; contabilidade/ciências contábeis; metodologia de trabalho científico; psicologia; sociologia, história, entre outras.

A revista visa abranger um público alvo constituído por um amplo espectro de áreas que trabalham, direta e indiretamente, com a comunicação e o branding, constituído por pesquisadores, acadêmicos, profissionais, alunos e cidadãos em geral, interessados pelas temáticas introduzidas na revista.

Esta primeira edição, que inaugura a Revista BrandTrends, é constituída de textos de autores convidados formando um grande dossiê sobre as Tendências em Comunicação e Branding. Um dos temas mais discutidos na atualidade é a sustentabilidade. Jean Charles Zozzoli aborda questões relativas à mídia e à comunicação ambiental a partir da perspectiva da marca em seu artigo “Marca e comunicação ambiental: da distância existente entre o discurso publicitário e a ação efetiva das empresas”.

Com um título instigante, “Voando sobre um ninho de marcas: a ancoragem das marcas turísticas no território e no património”, Francisco Dias e Isabel Marques fazem uma reflexão sobre o conceito da marca destino, identificando algumas dificuldades de compreensão do mesmo. Seguindo o mesmo tema, Elisabeth Serra, Luís Silva e José Manuel Carvalho Vieira realizam uma investigação sobre a “Gestão da Marca Destino: um estudo aplicado às cidades de Braga e Guimarães”, que em 2012 serão Capital Europeia da Juventude e Capital Europeia da Cultura, respectivamente. O resultado desse estudo é contribuir para a identificação dos fatores que determinam a procura em dois destinos turísticos portugueses da Região Turística do Norte de Portugal.

Elizete de Azevedo Kreutz apresenta um estudo das “Marcas Mutantes na América Latina”. A Marca Mutante é uma tendência crescente de estratégia comunicacional e branding; porém, não consolidada provoca conflitos e dúvidas entre os profissionais de brand/branding.

Sebastián Goldsack, em “Posicionamento y Estilos de Liderazgo”, apresenta uma metodologia de análises do desenvolvimento de posicionamentos das marcas. Carminda Silvestre concede uma entrevista a Mateus Koelzer sobre “Brand Communication e o Discurso Multimodal da Marca”, apresentando a contribuição da Análise do Discurso e da Semiótica Social para os estudos da marca.

Denis Borges Barbosa traz sua contribuição em “Notas sobre a Adjudicatória em Marcas”, texto que reúne os estudos de diversos autores na área de Direito Marcário.

Fernando Olivares trata de uma temática de vanguarda “Branding em Empresas Familiares”, apresentando-as como importantes personagens no cenário econômico, bem como o porquê e o como construir a marca de empresa familiar.

“Creatégia”, com este título e um texto irreverente, Joel Muñoz aborda a marca por diversos ângulos, tendo a criatividade e a estratégia como fundamentais no processo de construção de marca.

Paulo Faustino encerra esta primeira edição com a resenha do livro “Estratégias e Protocolos para a Comunicação Corporativa”
de Fernando Ramos.

Aos colaboradores, autores e designers da BrandTrends, nossos sinceros agradecimentos.

Aos leitores, desejamos que o conteúdo seja útil e agradável.

Uma boa leitura a todos.

Antonio Hohlfeldt
Carminda Silvestre
Elizete de Azevedo Kreutz
Jean-Charles Zozzoli