VI Congresso Internacional de Branding - Multiplicidade e Convergência - BrandTrends Journal

VI Congresso Internacional de Branding – Multiplicidade e Convergência

Nesta edição, a BrandTrends está dedicada aos estudos apresentados no VI Congresso Internacional de Branding: Multiplicidade e Convergência que, em razão das circunstâncias sanitárias da pandemia acima enunciada – COVID-19, teve de ser adaptado e realizado de modo online e presencial, no período de 27 a 30 de Abril de 2022. Da multiplicidade de áreas científicas, abordagens teóricas, enfoques temáticos, metodologias de análise, a convergência dos trabalhos remete para um maior e melhor conhecimento do estudo das marcas.

Neste enquadramento e resultante dessa multiplicidade, destacamos como confluência as várias contribuições dos pesquisadores. Assim, o artigo intitulado “The Rolling Stones – Marca Emblemática Completa 50 anos de Criação”, da autoria de Ronaldo Mendes Neves, e inscrito na área da Comunicação, a atenção recai sobre o estudo da propriedade intelectual, especificamente no sentido de reconhecer a importância econômica e social do registro de marca para proteger um dos ativos mais valiosos de uma organização.

André Iribure Rodrigues com o artigo intitulado “A Sustentação da Comunicação da Marca Pacto Alegre”, inscrito na área da Comunicação e através de um Estudo de Caso, aborda o panorama da etapa da sustentação da comunicação na perspectiva de Place Branding.

Da área do Marketing, o artigo “Os efeitos da satisfação dos residentes e das suas experiências com o território na imagem do território”, de Sara Seixas Dias, Alcina Gaspar Ferreira e Gorete Marques, analisa a marca territorial com enfoque na influência da satisfação dos residentes com a urbanização e diversidade, a natureza e recreação, o custo-benefício e das suas experiências na imagem percecionada do território.

O artigo “O Momento ‘Smart’ na Identidade Digital em Economia Local”, uma coautoria de António Gonçalves Santos e Jorge Brandão de Melo, procura o estudo do paradigma ‘Smart’ no campo da comunicação, concretizado na relação entre design de identidade e economia local em micro, pequenas e médias empresas. A metodologia adotada, como método e prática para a construção do modelo de comunicação da Identidade Digital em Economia Local, propõe a construção deste procedimento em três fases, nomeadamente rutura, construção e verificação de modo a demonstrar que a Smartização é um novo caminho no contexto empresarial.

O artigo intitulado “O Impacto das Ações Inclusivas no Contexto de Branding das Marcas: Uma Análise de Cases de Sucesso no Mercado Brasileiro”, de Ana Paula da Silva e Silva e Rodrigo de Lima Amorim, inscrito na área de Comunicação e Marketing Digital, estuda os impactos gerados nas marcas do mercado brasileiro a partir das campanhas de marketing envolvendo causas em prol da igualdade e da diversidade. A abordagem da pesquisa engloba principalmente questões de igualdade racial e da causa LGBT. O estudo explora conceitos como o valor da marca e como mensurá-lo, e detalha o processo de construção de marcas com viés social.

Partindo da constatação do crescente número de usuários de jogos eletrônicos e da potencialidade que as marcas vislumbram para atrelar os seus produtos e a sua imagem a esse mercado promissor, os autores Marcela Rossiter, Breno Carvalho e Rodrigo Pimenta, no artigo intitulado “McDonald’s e o público gamer: engajamento da 1° loja funcional em ambiente virtual”, inscrito na área do Design, analisam diferentes formas de abordagens que a rede de restaurantes McDonald’s buscou para se inserir no universo de jogos até conseguir, de forma direta, mesclar uma experiência real do seu produto com o usuário.

A partir dos onze anos de existência do Instagram e da sua relevância na rede, Riklevio de Melo e Breno Carvalho, no artigo “@MATHEUSILT: E a tendência slow content na plataforma Instagram”, procuram perceber, com base no trabalho de diferentes autores na construção de um modelo de análise, como esse contexto slow content é capaz de gerar assunto relevante para as marcas e pessoas e entender o mercado dos influenciadores digitais.

Também na área da Comunicação, o artigo “Fundamentos para a pesquisa e a compreensão da Identidade de Marca”, Richard Perassi Luiz de Sousa apresenta um roteiro básico de pesquisa para o reconhecimento dos valores centrais e distintivos da identidade organizacional, os quais justificam a identificação dos públicos interno e externo com a marca corporativa. Responde, assim, à pergunta básica sobre a identidade: “quem somos nós como organização”.

Enquadrado na cultura de consumo simbólico e no âmbito da experiência de consumo, Luana Cervinski, Richard Perassi e Júlio Monteiro Teixeira apresentam o estudo intitulado “Experiências de consumo simbólico: uma análise da webstore do Van Gogh Museum”, no qual analisam quais os produtos mais vendidos dentro de cada categoria da webstore do VGM e quais as experiências de compra desses consumidores sob três aspectos: (1) Loja, (2) Frete/Transporte e (3) Qualidade dos produtos.

Dos diferentes contributos em Branding emerge hoje um crescente interesse de áreas científicas, outrora tradicionalmente delimitadas por fronteiras disciplinares rígidas, a dialogarem com outras áreas do conhecimento de forma a criarem novos saberes e também outras perspetivas relativamente às marcas – objeto de estudo comum aos diferentes participantes – e, desse modo, melhor contribuírem para as novas práticas sociais da contemporaneidade.

Desejamos uma ótima leitura a todos.

Carminda Silvestre e Elizete de Azevedo Kreutz